Nunca vou esquecer-me de uma frase / constatação que inseri em um dos meus primeiros treinamentos a cerca de 13 anos atrás, a frase falava sobre a influência negativa do líder nas organizações, segue a frase / constatação:
“A chefia autocrática é a ameaçadora, que passa o tempo todo vigiando, policiando e punindo. Geralmente este tipo de chefia tem uma equipe medíocre e revoltada. Esta equipe não cria, não colabora, não produz e faz apenas o que lhe é mandado. O ambiente de trabalho torna-se ruim ou péssimo.”
Hoje, quando estava navegando / pesquisando na internet, localizei um achado / preciosidade, escritao pelo consultor Luciano Pires em seu blog. Neste artigo ele desenvolve a idéia do CAGONAUTA nas empresas / organizações. Depois de lerem e analisarem o que se segue, ficará a pergunta / dúvida “no ar” … eu sou um CAGÃO … eu sou um chefe CAGONAUTA … o meu chefe é um CAGONAUTA?
O CAGONAUTA
Dicionário Aurélio:
CAGÃO = adjetivo e substantivo masculino
1. Sentido figurado pejorativo: Que ou o que não tem coragem; medroso, covarde
2. Por extensão de sentido: Que ou o que é tímido, fraco, frouxo
3. Sentido figurado: Que ou o que é tolo; idiota, palerma
4. Derivação: Que ou o que é presunçoso, vaidoso, gabola, pedante.
CAGAÇO = grande medo; pavor; susto. Estado de quem tem ou está com medo ou assustado. Falta de coragem; covardia.
Há cerca de dois meses, depois de uma reunião, almocei com um diretor de uma empresa, o Silva. Durante todo o tempo, Silva ficou me contando das suas dificuldades para conseguir com que seus funcionários sejam mais eficientes.
Silva não parou de reclamar que o seu pessoal não tinha comprometimento, nem senso de responsabilidade, etc. Reclamou que tinha que ficar o tempo todo “em cima” da turma para que as coisa acontecessem. Que o pessoal só trazia problemas e mais problemas. Que seus encarregados eram medrosos e que já estava no limite de mandar a maioria embora para procurar gente mais competente.
Como eu conhecia Junior de longa data, não precisei pensar muito para “sacar” o problema. Silva dirige a empresa com “mãos de ferro”, ou seja, quando ele chega na empresa as pessoas estremecem. Todos tem medo de ser a vítima do dia, de serem desmontados por cometer um erro ou por dizer uma palavra mal colocada. A maioria dos seus funcionários tinha uma sensação em comum: MEDO. Medo do Silva.
Ou seja: Silva é um CAGONAUTA.
CAGONAUTAS são aqueles empresários, gerentes e encarregados que vivem diariamente rodeados de CAGÕES. E os bons cagonautas, não conseguem enxergar a sua responsabilidade na produção de CAGÕES. Eles são muito competentes em pelo menos seis regras básicas para a criação deles:
1. São emocionalmente instáveis
2. Humilham os funcionários
3. Punem quem traz más notícias
4. Não dão espaço para a comunicação franca
5. Castigam quem falha na primeira tentativa
6. São resistentes às mudanças
Cada vez que o Silva humilha um funcionário, cria um novo cagão. E, quando isto é feito na frente dos outros 30 funcionários, ele cria 31 cagões. Ninguém quer ser o próximo a ser esculachado, portanto o melhor é não se expor, ficar quieto no seu canto, bem escondido.
Quando alguém comete um engano, é trucidado pelo Silva “O CAGONAUTA” e deixa de ter iniciativa própria. Ninguém quer correr riscos na sua empresa.
– Mas como é que ninguém me falou disso antes? grita o cagonauta.
E quem será idiota para levar a má notícia ao Silva? Melhor deixar o tempo passar… E o problema vai crescendo, crescendo… Quando chega ao conhecimento do cagonauta, é tarde demais. Já está fora de controle, não dá para consertar.
O processo de comunicação, então, é totalmente travado. Ninguém se dirige ao Silva de forma aberta, transparente. As pessoas tem medo das conseqüências…
Silva diz sempre: – É um bando de incompetentes!!!, etc., etc.
Não! Silva não é o único não. Estou sempre encontrando CAGONAUTAS por aí. E nenhum deles percebe que aquele bando de cagões incompetentes que o circundam, são suas crias! No mundo de hoje, competitivo e apressado, não vence mais quem tem a melhor tecnologia, melhores planos, mais velocidade.
VENCE QUEM NÃO É CAGÃO!
Caro amigo leitor: Se o diretor da sua empresa, seu chefe ou seu encarregado é um CAGONAUTA, tome cuidado pois ele pode estar te treinando para ser um… CAGÃO!
Desculpe, mas esse artigo é um tremendo plágio. O autor do termo “cagonauta” e do artigo original de onde esse foi vergonhosamente chupado é o escritor Luciano Pires que o publicou em seu site em 2005. Vejam aqui http://www.lucianopires.com.br/idealbb/view.asp?topicID=350
Oi Lucas, desculpe-nos, já corregi o texto deste blog, aproveito para convidá-los a visitar o website do Luciano Pires: http://www.lucianopires.com.br