PLANEJANDO 2011
Como sobreviver a esta Selva chamada Modernidade:
1. Manter atividade física regular: se na sua rotina você ainda não incluiu uma atividade física regular, comece o ano realizando um bom check-up. Você pode começar com uma consulta ao médico (especialista) em busca de uma avaliação da sua condição física. Não esqueça os testes de resistência e a avaliação cardiológica para introduzir uma atividade física que melhor se adapte as suas necessidades. E, fundamentalmente, não se esqueça de considerar seus gostos e interesses na hora de decidir qual atividade física você irá escolher. Lembre-se que corpo e mente deve estar em sintonia, caso contrário, você não sustentará a atividade contratada.
2. Introduzir técnicas de relaxamento diário: procure intercalar a atividade física com atividades de relaxamento. Lembre-se: o cérebro precisa descansar. Para tanto é fundamental alongar o corpo e a mente diariamente. Alongar a mente? Sim, sua mente também precisa de descanso e relaxamento! Pratique diariamente, se possível, meditação ou alguma atividade que auxilie a relaxar e limpar sua mente dos pensamentos e das preocupações diárias. Esse exercício deve durar, pelo menos, 20 minutos.
3. Renovar as energias: Colocar corpo, cérebro e mente para descansar e “recarregar as baterias” significa ter o direito de tirar uma boa soneca de, no máximo, 30 minutos durante o dia, preferencialmente após o almoço. É excelente para uma boa digestão e revigora suas forças para a segunda e a terceira parte do dia. Procure um ambiente acolhedor para lhe ofertar o descanso necessário. As empresas modernas já disponibilizam aos seus funcionários essa ambiência. Algumas introduzem, nesse espaço, atividades como: massagens relaxantes, alongamento ou técnicas de respiração. Se o seu ambiente de trabalho não oferece essas condições, leve um colchonete e um travesseiro para um espaço privativo. E relaxe! Serão 30 minutos do seu intervalo de almoço que, com certeza, repercutirá em ótimo desempenho na segunda parte do dia.
4. Manter boa alimentação: uma boa alimentação é fundamental para obter maior qualidade de vida e energia para o seu dia. Uma boa orientação nutricional pode fazer grande diferença na manutenção do seu cardápio. Lembre-se: não basta conquistar novos hábitos alimentares, é preciso sustentá-los com disciplina e acompanhamento de profissional especializado. Caso contrário, vira um clichê: “Minha dieta começa na segunda-feira ou a partir de 2011”. Os profissionais como: Nutricionistas, Nutrólogos e Endocrinologistas têm se adaptado à realidade da vida moderna propondo uma dieta balanceada, porém, respeitando o próprio ritmo impresso em cada paciente. São os profissionais que tendem a se adaptar melhor à realidade da vida moderna utilizando meios que facilitam a preservação de um estilo de vida pautado na saúde e no bem-estar de seus pacientes.
5. Sair da rotina: quebre a rotina possibilitando situações novas, mesmo que ocupem um curto espaço de tempo no seu dia. Quebrar a rotina, “sair da programação” pode surpreender seu cérebro e ajudar muito a recuperar sua capacidade criativa e as funções mais complexas, restabelecendo, com vigor, o foco nas tarefas desempenhadas.
6. Confrontar a realidade: um dos itens mais importantes na prevenção do estresse é desenvolver mais a capacidade de adaptação à realidade. Significa aprender a lidar com as expectativas que depositamos no outro, seja este “outro” o trabalho, a família, os afetos, a sociedade. É preciso admitir suas fraquezas ou limitações e, então, exercitar o perdão, sendo mais flexível e tolerante às frustrações inerentes a sua condição humana.
7. Reciclar relações afetivas e sociais: se necessário, dispense relações disfuncionais! Assim como faxinamos nossa casa, nossos armários e gavetas, de tempos em tempos, é imprescindível rever as relações que estabelecemos e começar a faxina! Principalmente quando estiver mantendo relações desgastantes ou falidas há um bom tempo. Àquelas que somente destroem sua capacidade criadora, dispense-as! Se precisar de ajuda, inicie uma psicoterapia visando alcançar uma mudança de postura frente a esta realidade. Viva a realidade, dispense a fantasia!
8. Buscar autoconhecimento: é preciso conhecer a si mesmo para poder fazer escolhas mais adequadas! Invista em você e aqueles que estão a sua volta sentirão os efeitos de sua mudança. Não perca tempo e energia em mudar o outro. Mude você! Isto é possível.
9. Assegurar noites bem-dormidas: aquelas que você mesmo prepara o seu banho, o seu chazinho caseiro, a sua cama e o seu “cobertor de orelha”. Pratique sexo seguro, mas pratique sexo! Está comprovado: sexo realmente faz bem à saúde.
10. Tirar férias, sempre que necessário, e cultivar relações de amizade: é fundamental preservar este tempo para atender as necessidades psicológicas: de afeto, de estima, de pertencimento, de acolhimento, de aprimoramento no campo dos relacionamentos e de crescimento pessoal, além de contribuir efetivamente para o aumento da “rede de relacionamentos”. Somos seres gregários por natureza. Não podemos viver em ilhas. As trocas que fizemos com as pessoas podem trazer grandes aprendizados.
Mantenha qualidade de vida em sua vida! Acima de qualquer ganho econômico é bom perguntar a si mesmo: Afinal, quanto vale a minha vida? Quanto vale a minha saúde, o meu bem-estar, a minha felicidade? Com certeza vale todo o esforço e a dedicação que podemos ter para vivermos melhor.
Talvez devêssemos começar 2011 fazendo uma retrospectiva de 2010, avaliando e considerando o tempo que dedicamos à nossa pessoa. Você vai se surpreender com o tempo que você desperdiçou com “coisas” desnecessárias. E a última dica: escreva seu nome todos os dias, em sua agenda. Assuma o compromisso da assiduidade e da responsabilidade para com a sua vida. O resto é mera consequência!
Desejo a todos um Feliz Natal e um 2011 repleto de significativas conquistas.
FAÇA SUA VIDA VALER A PENA!
Patrícia Luiza Prigol
Psicóloga Clínica
CRP 07/08744