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A duas semanas atrás, em uma das aulas de pós-graduação em “Lean Manufacturing” realizada pelo Prof. Eng. Luiz Paulo Hauth, tive a oportunidade de conhecer na prática um método simples, mas extremamente prático de desenvolver / compartilhar o conhecimento adquirido nas organizações no qual atuamos como consultores e principalmente como líderes / agentes de mudança. Na realidade já conhecia este método, às vezes utilizava o “termo / verbo” em minhas atividades de consultoria, mas sinceramente falava, sem embasamento, verdade!

Você sabe o que é “cumbucar” ou simplesmente “fazer cumbuca”? Se a resposta para esta pergunta foi sim ou pior, acho que sim, agora posso dizer para vocês que eu sei e principalmente sei como aplicar em minhas atividades de consultoria! Mas antes vamos conhecer a origem desta palavra, para que possamos de fato valorizar, quando usarmos em nosso dia-a-dia.

cumbuca_2Se buscarmos o significado no universo das utilidades domésticas “modernas” iremos encontrar a seguinte definição: “peça multifuncional, utilizada para colocar cereais, sopas, caldos quentes ou frios, porções individuais de salada e até para servir petiscos.” Resumindo é uma cumbuca (rsrs)! Se formos para a sua origem que é indígena, a língua Tupi-guarani, iremos encontrar que cumbuca, ou melhor, dizendo “cambuca” é um tipo de vasilha de barro no qual os proprietários do Brasil utilizam para fazer comida, por exemplo.

Mas voltando ao assunto de buscar desenvolver e/ou compartilhar o conhecimento adquirido, percebemos claramente que um dos principais problemas nas empresas brasileiras é não conseguir desenvolver e aproveitar a criatividade de seus funcionários / colaboradores. Gritamos “aos quatro cantos” que somos criativos, mas na realidade desperdiçamos talentos. Mas a pior situação é que às vezes sem percebermos guardamos para nós o que conhecemos… retemos o “acervo”, concordam?

Em plena “era do conhecimento”, cometemos um erro clássico de não transformar o conhecimento em competência!

Em nosso dia-a-dia, nas organizações que atuamos como agentes de mudança, percebemos dois comportamentos extremamente condenados, e que infelizmente somos conviventes, ou seja:

1.     Não compartilhamos conhecimento e informações, e;

2.     Não participamos e nem sequer auxiliamos no desenvolvimento profissional dos membros da nossa equipe.

Mas como podemos iniciar a mudança destes comportamentos danosos? Simples, “cumbucando”!

verdadeiro-poder-vicente-falconi1-204x300No livro “O Verdadeiro Poder – Práticas de gestão que conduzem a resultados revolucionários”, do autor Vicente Falconi, vamos encontrar o criador do Método da Cumbuca!

O Sr. Falconi relata neste livro uma grande dificuldade nas organizações quanto ao processo de melhoria em função da falta de estudo. Na sua grande maioria, as pessoas não gostam de ler, consequentemente, estudam pouco. Por isso, o método foi desenvolvido. Apesar de não gostar de ler, a maioria das pessoas gosta de trabalhar em grupo.

Mas como funciona este método? A seguir descrevo o passo-a-passo, seguindo as orientações do seu criador, o Sr. Falconi:

1.     Selecionar um tema / assunto para a “cumbuca” considerando as seguintes características:

a.     Ser de interesse de várias pessoas;

b.    Necessidade de nivelar entendimento, e;

c.     Ser “divisível” em etapas para diversas sessões.

2.     Identificar e formar um grupo de no máximo 6 pessoas e de no mínimo 4 que possuam interesse comum.

3.     Realizar um encontro por semana de 1h30min, em um mesmo dia e no mesmo horário (por exemplo: quarta-feira, às 16h).

4.     Estabelecer um local adequado para estes encontros, por exemplo, com conforto térmico e acústico;

5.     Os participantes devem estar dispostos em um circulo de cadeiras, se possivel em uma mesa redonda para colocar a “cumbuca”. Nesta “vasilha” iremos colocar papéis nos quais é escrito o nome de cada participante.

6.     Todos os participantes estudam um determinado assunto, texto, tema, algo de relevância para o trabalho, algo que o grupo precise aprender ou aperfeiçoar. O material, por exemplo, um texto ou livro  deve ser fornecido antes do primeiro encontro para que todos possam estudar. No dia do encontro, dois dos membros do grupo são sorteados para apresentarem o que estudou. Um dos participantes sorteados inicia, apresentando o que achou do texto e o segundo sorteado complementa. Como todos estudaram, a discussão geralmente é muito boa, convidando os demais a contribuírem com questões e esclarecimentos.

7.     Caso um dos sorteados não tenha estudado / preparado, o encontro é desfeito. Não se deve sortear ou indicar outros, nem mesmo aceitar voluntários para apresentar. O método é baseado no compromisso de todos, para o bem comum!

8.     A cada término, o grupo seleciona o próximo assunto / capitulo que será discutido no próximo encontro.

Observação: aconselhamos sempre, uma adaptação (ajuste) considerando, principalmente, aspectos de cultura organizacional, e o nível das pessoas integrantes do grupo. Por exemplo: Um grupo formado de pessoas de baixa escolaridade ou não acostumado a estudo sistemático, deve ser monitorado/orientado de forma sistemática.

Como havia comentado no inicio do texto, experimentei o método e posso afirmar que funciona mesmo!

O Método da Cumbuca estimula a comunicação, o estudo, o compromisso, a responsabilidade, a capacidade de falar em público e de preparar um material sobre o que foi estudado. É simples e altamente eficaz.

Experimente!