Whatsapp: 54 99999-9999 contato@simplessolucoes.com.br

sustentabilidade empresarialEstou elaborando um ajuste / revisão na Política da Qualidade de um cliente, mais precisamente em seus objetivos para a qualidade, com a finalidade de buscar um objetivo vinculado aos sócios desta empresa, estava imaginando em vincular a “lucratividade”, mas percebi que este “objetivo” é muito pequeno! Sim, somente pensar na lucratividade não garante a sustentabilidade das empresas! Assim pensei em elaborar um objetivo vinculado a “ser sustentável”.

 

Este conceito esta “na moda”, mas como sempre mal interpretado ou a grande maioria implementado “pela metade”!

Realizei algumas buscas, através do “santo Google” e me deparei com um texto muito bem elaborado e com uma abordagem bem prática. Acredito que irei conseguir, através deste artigo, deste autor, conscientizar os sócios desta empresa, nosso cliente, a assumir na íntegra o “valor” deste conceito.

O texto / artigo foi elaborado pelo Luiz Henrique de Paiva José (clique no nome deste profissional para buscar maiores informações deste profissional).

Segue o artigo na íntegra:

Sustentabilidade na pequena empresa.

Estamos muito acostumados a ouvir sobre sustentabilidade nas empresas. Na realidade, sustentabilidade é uma das palavras da moda no mundo corporativo, e nem sempre é aplicada de uma forma correta.

Então vamos começar por aí: o que é uma empresa sustentável? Eu a definiria da seguinte forma: é a empresa que continua gerando lucros para seus acionistas sem causar impactos negativos aos outros stakeholders (partes interessadas) da empresa. Parece simples demais? Pois É muito simples.

Sejamos claros: uma empresa é feita para gerar lucro para seus donos ou acionistas (alguém discorda?). Os outros stakeholders são os funcionários, os clientes, os concorrentes, o governo, o meio ambiente, a comunidade em torno da empresa, etc. Portanto, se a organização consegue atingir seu objetivo principal (o lucro), mantendo impactos positivos para todos aqueles que participam direta ou indiretamente das atividades da empresa, ela se sustentará por longo prazo.

Bom, agora que esclarecemos o que é sustentabilidade, como isto se aplica à sua pequena empresa? Não cometa o erro de pensar que sustentabilidade se aplica somente às grandes corporações… estas somente “aparecem” mais porque possuem um alcance maior e portanto têm impacto em um número maior de pessoas. Lembre-se que seu empreendimento tem um impacto local, e que deve ser sustentável em seu ambiente.

Para tornar sua pequena empresa sustentável, pense nos seguintes aspectos:

1. Sustentabilidade Ambiental:

  • O lixo de sua empresa é reciclado?
  • Os resíduos gerados (em caso de pequenas indústrias) são tratados e despejados adequadamente?
  • Sua empresa apóia iniciativas ecológicas locais?
  • Caso seu bairro não possua iniciativas ecológicas, sua empresa as cria?

2. Sustentabilidade Social:

  • Seus funcionários recebem um salário justo e um tratamento digno?
  • As condições e segurança no trabalho na empresa são adequadas?
  • Sua empresa apóia programas sociais locais?

3. Sustentabilidade Cultural:

  • Sua empresa está bem encaixada no perfil do bairro ou da região?
  • Sua empresa apóia programas culturas no bairro?
  • O tipo de atividade exercida é adequada para a região na qual a empresa está?
  • Os valores culturais dos funcionários são os mesmos que os do empreendedor?

4. Sustentabilidade Econômica:

  • A empresa consegue gerar lucro atuando de forma legal?
  • As negociações com os fornecedores são levadas de forma justa?
  • Os clientes recebem o valor pelo qual estão pagando ou são enganados com falsa propaganda?
  • A concorrência é feita de forma ética?

Aplicando o conceito de sustentabilidade em seu empreendimento, você não só poderá ver o crescimento da empresa e dos lucros no longo prazo, como se sentirá bem ao ver os impactos positivos que causa ao seu redor.