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saudeGostaria de apresentar um artigo muito bem elaborado, pelo Sr. Joel Bueno da Costa Filho da empresa de consultoria organizacional chamada Decisão.

Responda às perguntas abaixo:

A) QUANTO AO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES

  1. Seus clientes têm exigido de sua empresa a certificação ISO 9001?
  2. Seus principais concorrentes possuem certificação ou estão se certificando no modelo ISO 9001?
  3. A empresa já perdeu clientes para concorrentes que possuem certificação ISO 9001?
  4. A empresa já perdeu concorrências para empresas certificadas ISO 9001?
  5. A empresa já foi vetada em concorrências por não possuir certificação ISO 9001?
  6. Sua empresa pretende exportar seus produtos para outros continentes, principalmente o mercado europeu?

Resultado: se você respondeu afirmativamente a pelo menos duas das questões neste bloco, recomendamos avaliar a estratégia de adoção de um Sistema de Gestão pela Qualidade certificado pela ISO 9001, pois você corre o risco de perder competitividade.

B) PROCESSOS INTERNOS

A organização enfrenta problemas com:

  1. Reclamações de clientes (inclusive PROCON)?
  2. Atraso no cumprimento de pedidos?
  3. Aumento da atividade de assistência técnica?
  4. Perda de produtividade?
  5. Aumento de custos operacionais fora de planejamento?
  6. Funcionários desmotivados?
  7. Falta de visão estratégica de curto e longo prazo?
  8. Dificuldade de medir desempenho das operações?
  9. Dificuldade em treinar os líderes para resultados?

Resultado: se você respondeu afirmativamente a pelo menos três destas questões, então deve avaliar a necessidade de adotar um Sistema de Gestão pela Qualidade certificado pela ISO 9001.