Gostaria de apresentar um artigo muito bem elaborado, pelo Sr. Joel Bueno da Costa Filho da empresa de consultoria organizacional chamada Decisão.
Responda às perguntas abaixo:
A) QUANTO AO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES
- Seus clientes têm exigido de sua empresa a certificação ISO 9001?
- Seus principais concorrentes possuem certificação ou estão se certificando no modelo ISO 9001?
- A empresa já perdeu clientes para concorrentes que possuem certificação ISO 9001?
- A empresa já perdeu concorrências para empresas certificadas ISO 9001?
- A empresa já foi vetada em concorrências por não possuir certificação ISO 9001?
- Sua empresa pretende exportar seus produtos para outros continentes, principalmente o mercado europeu?
Resultado: se você respondeu afirmativamente a pelo menos duas das questões neste bloco, recomendamos avaliar a estratégia de adoção de um Sistema de Gestão pela Qualidade certificado pela ISO 9001, pois você corre o risco de perder competitividade.
B) PROCESSOS INTERNOS
A organização enfrenta problemas com:
- Reclamações de clientes (inclusive PROCON)?
- Atraso no cumprimento de pedidos?
- Aumento da atividade de assistência técnica?
- Perda de produtividade?
- Aumento de custos operacionais fora de planejamento?
- Funcionários desmotivados?
- Falta de visão estratégica de curto e longo prazo?
- Dificuldade de medir desempenho das operações?
- Dificuldade em treinar os líderes para resultados?
Resultado: se você respondeu afirmativamente a pelo menos três destas questões, então deve avaliar a necessidade de adotar um Sistema de Gestão pela Qualidade certificado pela ISO 9001.