Atualmente os consumidores estão mais exigentes na hora da compra. Antes o principal fator diferencial era o preço. No entanto, alterações na economia, nas relações do mercado, e a difusão da informação transformaram não apenas os negócios, mas o relacionamento entre consumidor, produto e fabricante.
Percebendo isto, muitas empresas têm adotado a qualidade como caminho para a sobrevivência da organização. E qualidade em todos os aspectos, incluindo finanças, venda pessoal, manutenção, gerenciamento, produção e serviços. O foco é no sistema como um todo e não apenas na linha de produção.
No setor de brinquedos, vemos as indústrias brasileiras inseridas num mercado dinâmico buscando maximizar a satisfação e confiança do consumidor final. Com a expansão mercadológica e concorrência dos brinquedos importados, as indústrias de brinquedos precisam retomar a participação no meio, através de mecanismos da qualidade que as auxiliarão a impulsionar o comércio nacional e manterem-se com vantagens competitivas.
Entre outros modelos de certificação de brinquedos, especialmente para fabricantes nacionais, é apresentado um sistema que avalia tanto a qualidade do brinquedo, como o processo gerencial e operacional da indústria. Este modelo de certificação possibilita a modernização tecnológica da indústria, mobilização de conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento de novos produtos, sendo possível agregar maior valor sob a perspectiva do cliente, diferenciar-se do concorrente e transformar as exigências da certificação numa vantagem competitiva para seu pólo industrial.
A proposta deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de estudar as legislações que normatizam a certificação de brinquedos com ênfase no Sistema 5 e apresentar ações estratégicas na área da qualidade, pra que as indústrias brasileiras se alinhem a este sistema com o objetivo de atenderem de forma eficaz as portarias e normas do INMETRO e transformarem este Sistema de Gestão da Qualidade em vantagem competitiva para melhoria de seus procedimentos, qualidade no produto, posicionamento no mercado, oportunidades de negócios e fidelização de clientes, desta forma contribuindo para o crescimento do setor de brinquedos.
Portanto, o eixo problemático da pesquisa é: Será possível viabilizar os requisitos normativos, do Sistema 5 de certificação de brinquedos, em estratégias competitivas?
Clique aqui e acesse na integra todo o conteúdo deste trabalho.
Estamos à inteira disposição a quem possa interessar! Até a próxima!
Laíz Lopez dos Santos
Consultora Técnica
laiz.lopez@phortion.com
laizlopezs@hotmail.com