Em nossos projetos de consultoria, principalmente quando estamos implementando o requisito 7.6 da ISO 9001, sentimos a falta de entendimento e às vezes a resistência por parte dos Diretores no que se refere a ter que gastar dinheiro em algo que a principio já tinha sido realizado no momento da compra de um instrumento de medição, por exemplo, paquímetro!
A justificativa infundada é, por exemplo:
- Por que eu tenho que calibrar novamente estes instrumentos, se os mesmos já foram aferidos antes de terem saídos da empresa no quais foram fabricados?
E assim, a partir deste questionamento, surge uma dúvida já consagrada:
- Qual é a diferença entre Aferição e Calibração?
Esta questão é realmente complexa e muitos profissionais se veem em dificuldades de entender as literaturas técnicas devido a equívocos de vocabulário deste assunto.
Para que possamos embasar a resposta, iremos utilizar as informações contidas no VIM 2008 (Vocabulário Internacional de Metrologia (clique aqui e tenha acesso a este documento)
Até o ano de 1995 eram utilizados os termos Aferição e Calibração com sentidos diferentes.
Por Aferição entendia-se a comparação entre os valores gerados por um padrão de referência e o valor efetivamente medido pelo instrumento sob análise.
De outra parte, por Calibração entendia-se o ato de abrir o instrumento e proceder sua manutenção, até que este voltasse a medir dentro dos parâmetros estabelecidos pelo fabricante e, após esta intervenção, ele retornava ao laboratório onde era então procedida a Aferição.
A partir de 1996 estes termos sofreram uma mudança no vocabulário técnico nacional a fim de adequarem-se a terminologia internacional ou VIM – Vocabulário Internacional de Metrologia.
Hoje, a palavra Aferição caiu em desuso. Em seu lugar foi incluída a palavra Calibração e, o que se entendia até então por Calibração, passou a chamar-se de Ajuste.
Assim sendo, quando nos referimos a uma Calibração na verdade queremos dizer o ato de comparar as leituras da Unidade Sob Teste com os valores gerados pela Unidade de Medição Padrão, ao passo que um Ajuste corresponde a manutenção no instrumento que apresentou um erro muito grande durante o processo de calibração.
Então a nomenclatura atual correta é:
- Calibração: comparação com padrão;
- Ajuste: manutenção / conserto dos equipamentos para permitir resultados melhores, e;
- Verificação: comparação periódica para verificar se houve significativa mudança no resultados do equipamento, muitas vezes com um equipamento padrão, mas sem a formalidade e controle de processo da atividade de calibração.
Fernanda,
Gostei muito da sua explicação que a meu ver foi simples e muito objetiva. Parabéns!
Ola
Excelente explicação.
Iremos aplicar na nossa empresa.
Obrigada! Informação muito útil.
Perfeito!
Parabéns
Olá Fernanda!
Também achei simples e objetiva sua explicação. Posso publicar seu post no Blog Qualidade Simples?
Obrigada!
Giovana