Nestes meus 15 anos de consultoria, sempre busquei junto aos nossos clientes, principalmente em projetos de implementação / manutenção de um sistema de gestão pela qualidade baseado nos requisitos da ISO 9001, o melhor entendimento e aplicação das exigências dos requisitos de Ações Corretiva e Preventivas (8.5.2 e 8.5.3). Mas posso confirmar à todos que o grau de dificuldade é muito grande para todos, sendo que atualmente procuro intensificar / priorizar a implementação das ações preventivas. Tenho uma opinião que a ISO poderia ter alterado a sequencia destes dois requisitos, ou seja:
- 8.5.2 => Ação Preventiva, e;
- 8.5.3 => Ação Corretiva.
Desta forma poderíamos intensificar a importância de “prevenir antes de remediar”!
Localizei um artigo muito bem elaborado, pelo Edson Barboza de Souza, Sócio da Foco Quality Consultoria, no qual ele descreve de forma clara e objetiva:
- Como tratar as não conformidades;
- As principais dificuldades em identificar as não conformidades, e;
- Como as empresas vêm tratando suas não conformidades.
O excelente artigo, conclui com um questionamento extremamente instigador:
- As companhias têm adotado mais “ações corretivas” ou buscado apenas as “correções” às suas não conformidades?
Parabéns ao Edson, pelo seu brilhantismo na elaboração deste artigo!
Acesse o artigo, através deste link (clique).
E na sua organização, como você atualmente trata as não conformidades? Corrigindo as não conformidades ou adotando ações corretivas?
Es un buen artículo. Pienso que cuando ocurre una no conformidad, una vez identificadas sus causas, puede suceder que sea factible eliminarlas o que sean causas cuya naturaleza hace que no podamos controlarlas.
La clave aquí es el buen análisis de causas y tener en cuenta si la eliminación de esas causas está dentro de las posibilidades de la organización. Cuando se llegue a la conclusión de que las causas son razonablemente eliminables, aplicar correciones (para eliminar la no conformidad) y acciones correctivas (para eliminar sus causas). Cuando se determine que las causas no son factibles de ser eliminadas por la organización, implementar correcciones (es decir, eliminar la no conformidad).
ISO 9001:2008 en el punto 8.5.2.c expresa: “evaluar la necesidad de adoptar acciones para asegurarse de que las no conformidades no vuelvan a
ocurrir”
Una vez identificadas las causas de la no conformidad “evaluar la necesidad” lo interpreto como determinar si es factible eliminar esas causas mediante una acción correctiva.
Sería bueno conocer su opinión al respecto.