Há muito tempo se houve dizer sobre o mercado de trabalho para as mulheres e essa disputa acirrada com os homens. Como todos sabem, há anos as mulheres disputam “um lugar ao sol” com os homens, a história nos mostra que a mulher conseguiu vir para o mercado de trabalho nas guerras mundiais, pois teve que assumir a posição do homem, deste marco para cá, ela vem batalhando por sua independência financeira. No inicio foi muito mais difícil que agora, mas elas estão conseguindo demonstrar que tem a mesma capacidade que o homem para conseguir resolver problemas e alcançar metas.
Pelo que vemos, nos tempos atuais, o mercado de trabalho continua sendo muito mais difícil para mulher do que para o homem, por mais que as pessoas queiram eliminar essa situação, algumas até tentam justificar que está menor, mas sabemos que ainda existe muito preconceito e discriminação para o sexo feminino, só quem passa por esta situação sabe descrever certinho o que se sente. As mulheres também almejam o sucesso, um emprego produtivo com boa remuneração. Mas nem todas conseguem sucesso, nem mesmo emprego. Ainda existe um pensamento errôneo de que existem atividades que a mulher não consegue exercer, como se elas fossem bonecas de porcelanas, possível de quebrar a qualquer esforço, não podem se sujar, não pode levantar pesos etc., mas esquecem que as tecnologias e a capacidade de resolver problemas são iguais em ambos os sexos. Basta à pessoa realmente querer fazer e estar comprometida. Mas toda essa discussão só poderá assumir outro patamar se houver a mudança no comportamento, ou mesmo a mudança cultural, que só acontecerá com o esforço e o trabalho bem realizados das mulheres. Por mais que seja difícil, e algumas até achar que seja injusto, somente elas poderam mudar esse cenário, mudar esses pensamentos. E como elas podem fazer isso? Através do esforço, dedicação, criatividade e comprometimento. As mulheres tem uma arma muito forte, “a capacidade de se motivar sempre com pequenas coisas”. Todos sabem que a pessoa motivada pode ir muito mais longe quando todos dizem que não dá mais, para a pessoa motivada não existem barreiras intransponíveis, o que existe é foco, criatividade e atitude. A mulher é um exemplo de motivação, pois ela consegue dar conta de trabalhar oito horas dia e ainda chegar em casa e cuidar de sua família, ou seja, fazem dupla jornada de trabalho e são pouco reconhecidas por isso. Muitos acham que é obrigação da mulher, falam de direitos iguais, porém a mulher não consegue quebrar a barreira de que o “Lar” é de obrigação dela, elas ainda possuem os afazeres domésticos, então como isso pode ser direitos iguais? Cada estado, região, cidade ou município, tem sua cultura e isso deve ser respeitado, porém alguns conceitos tem que ser evoluídos, já que o mundo modificou e alguns critérios também mudaram. Mas cabem as mulheres demonstrar e modificar algumas teorias. Elas precisam demonstrar todo seu potencial.
O que faz a diferença no mercado de trabalho é a capacidade de negociar, agilidade nas resoluções de problemas e a humildade. Algumas mulheres conseguiram sua colocação no mercado de trabalho, com muito esforço, batalharam e conseguiram abrir seu próprio negocio, se tornando empreendedoras. Elas se qualificaram para se destacar no mercado de trabalho. Seguindo regras simples, porém eficazes, dentre as ditas acima encaixa também a perseverança e a dedicação. E assim as mulher estão conseguindo expor sua capacidade no mercado de trabalho, antes dominado pelos homens e agora sendo conquistado pelos mais comprometidos, perseverantes e criativos, dentre eles a mulher.
Por: Gislaine Angelim Barbosa – Psicologa. (giz_barbosa@hotmail.com)