A partir deste sábado, estaremos publicando semanalmente, os artigos da Maria de Lourdes Fontana, para os mais íntimos, a Dudy. Seja bem-vinda!
Motivação
Função caracteristicamente sensorial, a motivação recebe dos sentidos as informações e condições que suscitam, conservam e dirigem o comportamento de homens e animais.
Motivação é o conjunto de fatores que impulsionam o comportamento do ser humano ou de outros animais para a realização de um objetivo. Manifesta-se como resposta a estímulos internos e externos. Os motivos podem ser classificados em primários, ou básicos, que não são aprendidos e são comuns tanto aos animais quanto aos homens (fome, sede, impulso sexual etc.); e secundários, ou aprendidos, que diferem de animal para animal e de pessoa para pessoa (desejo de realização, de poder etc.).
Historicamente os filósofos identificaram nos desejos e necessidades do homem os elementos fundamentais da personalidade. Foi, porém, a aplicação das teorias de Charles Darwin que fez progredir o estudo da motivação.
Os pesquisadores descobriram duas importantes correlações entre as idéias de Darwin e a motivação: a primeira refere-se ao fato de que o homem, como membro do reino animal, é parcialmente governado pelos instintos de sobrevivência e reprodução; a segunda mostra que, a exemplo do que ocorrem com as características físicas, as características comportamentais humanas também podem ser analisadas do ponto de vista da evolução.
Finalmente pode-se dizer que a motivação é o fato gerador de vida e que depende de cada indivíduo a busca e a realização para dar valor à própria vida.
Um motivo + Ação = MOTIVAÇÃO.
Até o próximo sábado!
Maria de Lurdes Fontana – dudyfonttana@brturbo.com.br