O SiMaC irá beneficiar Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Programa Minha Casa, Minha Vida!
O Ministério das Cidades publicou no dia 21/0809 no Diário Oficial da União a portaria nº310/2009, que institui o Sistema de Qualificação de Materiais Componentes e Sistemas Construtivos (SiMaC), no âmbito do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQPH). A composição do sistema contará com entidades líderes de empresas do setor.
Clique neste link, e acesse na integra esta portaria.
A função do SiMaC é avaliar e monitorar a fabricação de materiais e componentes para a construção civil, para elevar a qualidade, atendendo às políticas do Sistema Nacional de Metrologia – SINMETRO, em harmonia com o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – SBAC.
Entre os objetivos do SiMaC está o zelo pela isonomia competitiva, evitando práticas desleais de concorrência e abuso de poder econômico. Será possível, assim, uma evolução da qualidade dos materiais e dos sistemas construtivos, em prol da segurança, economia, durabilidade e sustentabilidade ambiental.
De acordo com a coordenadora geral do PBQPH, Maria Salette de Carvalho Weber, o SiMaC permitirá que o BNDES e a Caixa Econômica Federal tenham mais eficácia em cadastros para linhas de financiamento. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Programa Minha Casa Minha Vida também ganham com a criação desse sistema.
Junto à portaria nº310/2009 foi publicado o regimento do SiMaC, estabelecendo princípios, objetivos, estrutura, coordenação e funcionamento dos Programas Setoriais de Qualidade.