Recentemente, li uma reportagem, em um jornal conhecido de Caxias do Sul / RS, relatando sobre as quantidades de falhas detectadas em imóveis dos projetos Minha Casa, Minha Vida e do PAR. Na realidade foram duas reportagens: a primeira relatando a percepção dos proprietários e a outra reportagem, relatando os contrapontos das construtoras e do CREA/RS.
A deterioração de alguns conjuntos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida é alarmante. Imóveis entregues entre 2009 e 2011 já apresentam instalações elétricas defeituosas, infiltração, janelas que não fecham e fissuras no teto e paredes, entre outros. As imperfeições se agravam com o frio e a umidade.
Alguns empreendimentos estariam sendo entregues com defeitos ou vícios ocultos. Situações semelhantes acontecem nos condomínios do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), alvo de investigação do Ministério Público Federal (MPF).
O que decepciona as famílias do Minha Casa, Minha Vida é que as moradias serão pagas em 20, 30 anos, com financiamento da Caixa Economica Federal. Como os problemas são recentes, muitas pessoas não sabem a quem recorrer. Alguns moradores ingressaram com processos na Justiça porque enfrentam dificuldades para obter respostas das construtoras. Outros desistiram de buscar melhorias e estão vendendo os imóveis.
Clique neste link, e tenha acesso ao conteudo na integra das duas reportagens publicadas.
E o que vocês acham desta situação?
Ficamos no aguardo dos seus comentários.