Título do livro: AGENDA, A – O novo ciclo da economia baseada no cliente.
Autor: Hammer, Michael.
Editora: Campus.
Resumo do livro:
Como conceber produtos e serviços que cativem os clientes e depois desenvolvê-los e produzi-los com lucro para satisfazer os acionistas?
Como destacar-se de outras empresas com ofertas semelhantes e metas idênticas, e ao mesmo tempo preservar o sucesso em face da mudança?
Definir a agenda que se adapta ao momento gerencial atual é a missão deste livro.
Os nove capítulos do livro tratam dos nove tópicos da agenda de negócios da economia do cliente – Os dois primeiros traduzem trivialidades sobre os clientes e definem duas estratégias específicas que diferenciarão as empresas de concorrentes; O terceiro e o quarto itens da agenda tratam da questão dos processos e da necessidade de organização e gerenciamento das empresas ; O quinto trata de uma nova abordagem à mensuração para a melhoria do desempenho do negócio ; O sexto item propõe que se redefina o papel dos gerentes ; Os últimos três exploram o poder da Internet para interligar as empresas entre si.
Comentários sobre a leitura do livro, por Eduardo Mayer Fagundes:
Neste livro, Michael Hammer mostra como as empresas devem atuar na “nova economia” que, segundo ele, é a economia dos consumidores. Nessa economia os consumidores recusam-se a aceitar altos preços, baixa qualidade e péssimos serviços.
Os consumidores assumiram o controle da economia. A razão para essa troca de poder é que a tecnologia da informação permitiu comparar preços e produtos. Ao mesmo tempo a tecnologia mudou, drasticamente, o ciclo de vida dos produtos e colocou os fornecedores na defensiva.
O fim do domínio dos fornecedores sobre os consumidores transformou as regras na nova economia.
O livro apresenta nove propostas para a sobrevivência das empresas nessa economia dominada pelos consumidores.
- Torne o seu negócio fácil para os consumidores. Apresentando uma única face para seus consumidores é uma das maneiras de simplificar a interação com eles.
- Adicione valor aos consumidores. A missão de sua empresa é resolver os problemas dos consumidores e não vender produtos.
- Seja obcecado por processos. Não foque em atividades individuais, tenha foco nos processos onde as atividades devem trabalhar em conjunto.
- Coloque criatividade dentro do seu processo de trabalho. Criatividade não significa caos, ao contrário ele exige uma melhor disciplina e ambientes coordenados.
- Livre-se de sua estrutura organizacional. Dinamismo, respeito aos líderes e times motivados não precisam de comandos hierárquicos.
- Use as medições para melhorar, não para contar. Não meça para coletar dados, mas na coletar informações para melhorar a performance.
- Venda através, e não para seus canais de distribuição. Muitas organizações esquecem que os intermediários não são seus clientes. Os usuários finais é que são seus clientes.
- Persiga os limites da eficiência. Estabelecer um processo de colaboração criativo com seus parceiros externos é essencial.
- Perca sua identidade dentro de uma empresa estendida. Sua empresa não é uma entidade isolada, mas ela é um elemento dentro de um grande sistema.
A seguir, no link abaixo, poderão ter acesso a uma resenha deste livro.