A partir desta semana, teremos a oportunidade de ler os artigos da Cláudia Cruz, profissional com vasta experiência no segmento de Construção Civil, atualmente exercendo a função de Analista da Qualidade e Representante da Direção das empresas do Grupo L.PRIORI.
O primeiro artigo descreve de forma clara e prática, como são realizados os acompanhamentos da produção e qualidade nas obras:
Controle da Produção
O controle da produção nas obras consiste em monitorar o andamento das obras com base nos serviços executados pela construtora e seus fornecedores.
Em primeiro lugar, é preciso garantir o cumprimento do planejamento físico da obra, através das seguintes atividades:
- Por meio do monitoramento dos prazos estabelecidos;
- Do andamento / acompanhamento das várias etapas de execução de obras, e;
- Tomada de ações corretivas com o objetivo de corrigir desvios que porventura ocorrer.
Para realizar o controle da produção é necessário:
- Estabelecer metas de produção para o mês seguinte, baseadas no planejamento físico, e os fornecedores de serviço. Isso pode ser feito usando-se planilhas ou quadros espalhados em pontos estratégicos do canteiro que consideram a produção diária ou semanal;
- Avaliar o andamento dos serviços nas reuniões com a construtora e seus fornecedores. As reuniões ocorrem com periodicidade semanal, quinzenal ou mensal, dependendo da velocidade de execução da obra. Nessas reuniões também se verifica a existência de interferências entre os serviços que estão sendo executados pelos diversos fornecedores;
- Verificar a existência de tendências de atraso por meio da análise da velocidade de execução dos serviços, e estabelecer novas metas para recuperação do tempo perdido, verificando se o fornecedor tem disponibilidade de recursos para a execução dos serviços programados.
- Realizar a medição dos serviços concluídos para pagamento dos fornecedores, conforme a sistemática de medição dos serviços estabelecida no PQO – Plano da Qualidade da obra.
Controle da Qualidade
O controle da qualidade da obra é realizado tendo-se como referencia o PQO – Plano da Qualidade, que foi estabelecido ainda na etapa de planejamento. Em uma das suas ações, o PQO prevê o controle de materiais, equipamentos, mão de obra, serviços e a organização do canteiro de obra.
A seguir apresentamos alguns controles de qualidade que a construtora deve exercer durante a execução da obra:
- Materiais e equipamentos:
- Acompanhar o processo de aquisição de materiais: escolha do fornecedor, cotação, compra e prazo para entrega;
- Acompanhar o processo de aluguel de equipamentos, previstos no planejamento físico, que são usados para execução do transporte vertical e horizontal da obra, analisando a capacidade da empresa fornecedora em assumir responsabilidade técnica relacionada à operação e à manutenção do equipamento.
- Monitorar o recebimento dos materiais, manuseio e armazenamento.
- Monitorar o consumo de materiais e comparar com os quantitativos e os custos estabelecidos no orçamento.
- Serviços:
- Monitorar o processo de aquisição de serviços: seleção do fornecedor com base na sua capacitação, cotação e contratação.
- Avaliar a desempenho dos fornecedores, baseando-se no cumprimento do planejamento físico e no controle da qualidade.
- Supervisionar e controlar a utilização dos EPI´s e dispositivos de segurança do trabalho pelos funcionários.
- Canteiro de obra:
- Acompanhar a evolução da organização do canteiro da obra de acordo com o andamento da obra, observando: as áreas destinadas às pessoas, à estocagem de materiais e às centrais de produção.
O controle da qualidade é feito por meio de:
- Inspeções periódicas e por amostragem de serviços e materiais, conforme os critérios de inspeção e de aceitação estabelecidos nos Procedimentos de Execução de Serviços (PES) e Procedimentos de Controle de Materiais (PCM). Essas inspeções são registradas em formulários específicos, sendo possível a utilização dos controles da própria construtora, caso ela possua um sistema de gestão da qualidade.
- Ações corretivas necessárias em caso de identificação de falhas e não conformidades.
É importante ressaltar que um serviço só poderá ser considerado concluído e ser pago após sua liberação pelo controle da qualidade.
Nos próximos artigos (clique aqui), iremos descrever de forma prática como estas atividades são realizadas, assim como as suas dificuldades e formas de superá-las!
Fico à disposição de vocês!
Cláudia Cruz
Email: claudia@lpriori.com.br
Skype: claudia.cruz1
É com grande satisfação que venho ressalta a importância de matérias e conteúdos de alto níveis, elaborados por profissionais; competentes, comprometidos e totalmente inseridos no contexto atual e na dinâmica do mercado da qualidade em relação a construção civil, deste já meus Parabéns e esperamos os próximos posts, serão de grande valia e aprofundamento dos conhecimento do gerenciamento da qualidade na Industria da construção civil.