Whatsapp: 54 99999-9999 contato@simplessolucoes.com.br

Evitar abrir arquivos de fontes não confiáveis pode prevenir contra ataques.

Cuidado quando receber arquivos .ppt de desconhecidos. Uma vulnerabilidade do PowerPoint pode dar acesso remoto aos computadores de usuários. O programa para criação de apresentações da Microsoft teve a falha identificada recentemente. O problema foi comunicado pela empresa nesta quinta-feira.

Aproveitando-se da falha, um invasor poderia assumir controle total da máquina, instalando programas, deletando arquivos e acessando dados armazenados no disco rígido. Os usuários que se sentirem afetados podem contatar o serviço de suporte da empresa para receber auxílio enquanto uma correção de segurança não é disponibilizada.

“Estamos trabalhando com parceiros do Programa de Proteções Ativas da Microsoft (MAPP, na sigla em inglês) e na Aliança de Respostas de Segurança (MSRA) para troca informações úteis e busca de  maior proteção aos clientes”, diz o comunicado.

Poucos ataques foram registrados até o momento, segundo a empresa. A invasão se dá quando o usuário abre um tipo de arquivo em especial, programado para explorar a falha.

Como prevenção, a Microsoft recomenda aos usuários não abram arquivos do programa vindos de origens desconhecidas. A contaminação passa, obrigatoriamente, pela abertura do arquivo, ressalta a empresa.

Além disso, já que a falha confere ao invasor direitos de administrador do sistema, o arquivo pode causar menos danos casa seja aberto em uma conta com acesso restrito em um computador com múltiplos usuários.

Segundo a Microsoft, com o Office Document Open Confirmation Tool do Office 2000 receberão um pedido de Abrir, Cancelar ou Salvar os documentos antes de sua abertura. O recurso está incorporado entre as ferramentas de confirmação do Office no XP e edições anteriores. A ferramenta pode evitar a abertura de arquivos maliciosos.