O seu melhor ou pior funcionário foi demitido ou pediu demissão! Como aproveitar está situação para melhorar a sua empresa?
Resposta: realizando uma “entrevista de desligamento”! Sim, meus leitores e principalmente gestores de talentos humanos, assim como se realiza entrevistas para buscar o melhor profissional para fazer parte da sua empresa, também temos que buscar, através de uma “entrevista”, os motivos e principalmente a percepção deste funcionário que está saindo da sua empresa. Assim, por exemplo, os riscos de aumento de rotatividade irão diminuir e a empresa poderá rever e analisar as suas atuais práticas de retenção de talentos!
Segundo Idalberto Chiavenato, a Entrevista de Desligamento tem sido a principal ferramenta no gerenciamento da Rotatividade de Pessoal. Existe empresas que as usam apenas nos desligamentos por iniciativa do colaborador e outras em todas as saídas de empregados. É importante que essa entrevista seja realizada em todas as ocasiões, a fim de que os dados obtidos reflitam por completo os motivos do Turnover.
A Entrevista de Desligamento visa obter informações como:
- Iniciativa do desligamento (empresa ou empregado);
- Percepção do empregado sobre a organização;
- Opinião sobre o cargo que ocupava e a respeito das condições físicas de trabalho;
- Opinião sobre salário e benefícios da companhia;
- Percepção dele sobre oportunidade de crescimento profissional;
- Parecer sobre as oportunidades de emprego oferecidas no mercado de trabalho, e;
- Visão do colaborador a respeito da qualidade das relações interpessoais.
Essas informações e outras de interesse da empresa são organizadas num formulário de entrevista de desligamento e as perguntas feitas são referentes à aspectos que os funcionários têm condições de opinar.
Em seguida os dados são tabulados por área, departamento, cargo, nível salarial ou outros, com o objetivo de localizar os problemas. O nível de aprofundamento dos relatórios e resultados depende das intenções da empresa.
As informações levantadas possibilitam a identificação dos motivos da Rotatividade de Pessoal, a avaliação das políticas de RH e a estruturação de ações.
Ao lado, um sistema que utiliza a Entrevista de Desligamento como base de novas estratégias de RH.
Segue abaixo um “exemplo” de formulário de entrevista de desligamento, para que possam elaborar um “kit” de entrevista de desligamento.