Mais do que ter uma política clara de recrutamento e seleção de novos colaboradores / funcionários, as empresas precisam estabelecer de forma clara, quais serão as atribuições / responsabilidades do novo funcionário. Desta forma poderão, em seu período de experiência acompanhar e avaliar o seu desempenho, sempre promovendo um “feedback” para com este profissional.
A empresa deve estabelecer de forma clara, para este novo funcionário, quais serão os critérios que deverão ser considerados neste período de avaliação de desempenho, assim como quem serão os seus avaliadores.
E não podemos deixar de orientar os avaliadores sobre como e quando realizar as avaliações, por exemplo, os critérios de avaliação deverão ser avaliados ao longo do período de experiência e não no final do período. Mais do que avaliar, quando necessário é importante para este profissional que o “feedback” aconteça em intervalos planejados de tal forma que possa ser realizados os devidos ajuste em tempo hábil.
Segue abaixo um “roteiro”, ou seja, um material de apoio para que as pessoas que serão definidas pela empresa como avaliadores possam se orientar nesta tarefa, ao longo do período de experiência.
Também, no final deste texto, estaremos disponibilizando um arquivo, como exemplo, para que possam elaborar um “kit” de avaliação de desempenho em período de experiência.