Você conhece as suas competências comportamentais?
Você sabe quais são suas fortalezas e limitações?
A indicação dos especialistas em desenvolvimento de carreira é: Dedique tempo para se conhecer. O autoconhecimento e o gerenciamento de competências comportamentais são premissas básicas para a elevação da performance profissional.
Intervenha nestas três evidências:
-“Nós contratamos as pessoas pelas suas habilidades técnicas, mas as demitimos pelas suas falhas comportamentais.” Fonte – Financial Times
“Temos uma estatística de que mais de 90% das pessoas que são demitidas nas empresas, são afastadas por comportamento, e não por conhecimento.” Carlos Alberto Simões Barreiro, diretor executivo da Tailor Made Consulting
“Aspectos comportamentais negativos são o principal motivo das demissões e das dificuldades da empresa em alcançar os resultados desejados.” Eugênio Mussak
O PDA (Personal Development Analysis) é uma ferramenta que analisa o Perfil Comportamental das Pessoas e suas habilidades, identificando seus Potenciais e Áreas de Desenvolvimento. Através de uma metodologia simples, precisa e cientificamente garantida, permite descrever e analisar o Perfil Comportamental das pessoas. Além disso, permite avaliar as demandas comportamentais de um cargo e gerar compatibilidades detalhadas aplicáveis nos distintos processos da área de gestão de pessoas.
A avaliação através do PDA não qualifica perfis comportamentais como “bons ou ruins”, mas sim descreve as características comportamentais do indivíduo avaliado. O estudo de compatibilidade entre uma pessoa e um cargo, irá descreve e detalhar as fortalezas e eventuais fraquezas do profissional em relação ao que o cargo requer. Pode-se obter, percentualmente, o grau de aderência do profissional ao cargo e identificar os possíveis gaps de desenvolvimento. A partir desta análise, podem-se fazer investimentos na área de treinamento e desenvolvimento mais assertivas.
A ferramenta está validada cientificamente com 90% de confiabilidade. O PDA é membro do Instituto Americano de Psicologia e Negócios (AIOBP) sendo certificado ISO 9001.
Os relatórios descrevem de forma concreta e objetiva o perfil das pessoas detalhando: estilo de liderança, estilo na tomada de decisões, como liderá-lo com sucesso, habilidades de persuasão, capacidade de análise, habilidades comerciais, nível atual de motivação, principais habilidades e fortalezas e áreas a desenvolver. Administra-se de forma “on-line” e a entrega dos resultados é imediata.
As empresas e consultorias que utilizam o PDA buscam:
- Clareza na definição de critérios para avaliação de desempenho, de acordo com as competências-chave para o negócio;
- Movimentações e promoções internas maximizadas utilizando como base as competências exibidas;
- Aproveitamento máximo do potencial das pessoas para atingir as metas corporativas;
- Suporte ao recrutamento e seleção de novos talentos para a empresa de acordo com as competências essenciais ao negócio;
- Programas de desenvolvimento focados nas competências que os colaboradores efetivamente necessitam aprimorar, otimizando custos;
- Melhorar a efetividade de seus processos de seleção em até 75%;
- Reduzir o “turn over” de pessoas entre 20% e 50%.
Veja o exemplo de um relatório completo de Análise de Perfil Comportamental, clicando neste link.
Quais seriam as vantagens da aplicação do PDA?
- INDICADOR DE CONSISTÊNCIA:
O Relatório inclui um “Indicador de Consistência da Informação”, que descreve o grau de confiabilidade e consistência do resultado do relatório PDA.
- CARGOS E COMPETÊNCIAS PREDETERMINADOS:
Inclui 3 Grupos de Cargos (Liderança, Comerciais e Administrativos) com um total de 22 perfis de cargos já pré-determinados no sistema, para obter estudos de compatibilidade sem a necessidade de definir e incluir cargos novos. Inclui uma lista de 24 competências já pré-determinadas no sistema para obter estudos de compatibilidade sem a necessidade de definir e incluir competências novas.
Veja exemplos de relatório de compatibilidade com Perfis de Cargo Comportamentais e com Competências, clicando neste link, assim como um exemplo de relatório de compatibilidade com o Cargo de Líder Técnico clicando neste link.
- CARGOS E COMPETÊNCIAS SOB MEDIDA:
Caso necessite estudos de compatibilidade com competências ou cargos próprios do cliente, o sistema inclui a possibilidade de definir perfis de cargos comportamentais sob medida ou customizar as competências do cliente.
- PROFUNDIDADE DA INFORMAÇÃO:
Analisa não só as tendências de comportamento das pessoas como também as correspondentes intensidades com as quais se apresentam, o nível de energia, de motivação/estresse, de flexibilidade, etc. Estas informações permitem realizar estudos de compatibilidade mais profundos, ricos e exatos.
- MEDIÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL:
O PDA mede a inteligência emocional através de um 5° eixo adicional: o Autocontrole. Ele identifica se a pessoa tem uma tendência emocional ou racional diante das situações do dia-a-dia ou mesmo em tomadas de decisão. Este eixo trata de uma das variáveis mais importantes a ser analisada no relatório de PDA.
- PLATAFORMA FLEXÍVEL E ÁGIL:
A plataforma tecnológica na qual se administra o PDA é muito ágil para administrar diferentes sub-bases, gerar compatibilidades e relatórios e enviar e-mails.
Pense nisto, estamos à disposição para ajudá-los.
Fernanda Fuhrmeister
Email: fernanda@equilibriumrh.com.br
Diretora da Equilibrium Gestão de Pessoas – www.equilibriumrh.com.br