Whatsapp: 54 99999-9999 contato@simplessolucoes.com.br

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça informou nesta quinta-feira que a empresa Pepsico, responsável pela produção do achocolatado Toddynho, fará recall para recolhimento do produto. A campanha vale para o Toddynho Original 200ml, dos lotes L4 32 05:30 a L4 32 06:30, com validade até 19/02/2012. A empresa vai efetuar a troca por similar ou a restituição de valores.

Na semana passada, o DPDC enviou notificação à empresa Pepsico para que prestasse esclarecimentos sobre o produto após reclamação de pessoas com irritação e lesões na mucosa da boca após consumo do achocolatado.

A empresa confirmou que houve falha no envasamento de 80 unidades. Em um dos recolhidos, a análise de laboratório apontou pH impróprio para consumo, com valor de 13,3, alcalino, semelhante ao de produtos de limpeza como soda cáustica e água sanitária. O valor ideal seria até 7.

Em relação aos demais lotes, é aguardado o laudo da inspeção realizada na indústria produtora pela Vigilância Sanitária e pronunciamento da Anvisa. Até lá, a Vigilância Sanitária mantém a interdição cautelar de todos os lotes do produto no comércio distribuidor e varejista do Estado.

A campanha de recall abrange aproximadamente 80 unidades do produto, colocadas no mercado de consumo do Rio Grande do Sul. Mais informações podem ser obtidas com a empresa pelo telefone 0800 703 2222ou pelo site www.toddynho.com.br.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é dever do fornecedor efetuar o reparo ou a troca do produto ou serviço defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Ao menos 15 cidades do RS registraram problemas:

O Centro Estadual da Vigilância em Saúde (CEVS) divulgou na tarde desta quinta-feira novos dados sobre a notificação de pessoas que se sentiram mal após consumo do achocolatado Toddynho no Rio Grande do Sul. O número passou de 32 para 39 desde ontem. Além disso, aumentou de 12 para 15 o número de cidades onde foram registradas notificações.

Veja a lista:


  1. Cachoeirinha — 01
  2. Canoas — 02
  3. Caxias do Sul — 03
  4. Chiapetta — 01
  5. Erechim — 02
  6. Estância Velha — 01
  7. General Câmara — 01
  8. Gravataí — 07
  9. Imbé — 01

10.  Novo Hamburgo — 01

11.  Passo Fundo — 01

12.  Porto Alegre — 13

13.  Rio Pardo — 01

14.  São Leopoldo — 02

15.  Taquari — 02

Orientações do CEVS à população:

  • Não consumir achocolatado da marca Toddynho, caixa de 200mL, de qualquer lote, até que resultados da investigação e análises demonstrem quais lotes estão impróprios para o consumo;
  • Caso tenha ingerido o produto, de qualquer lote, e tenha apresentado sintomas como os até agora relatados (sensação de ardência, irritação e/ou lesões na mucosa da boca) siga as seguintes orientações:
  • Procure atendimento médico;
  • Contate imediatamente a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de seu município ou o Disque-Vigilância do CEVS, através do fone 150;
  • Mantenha o produto na embalagem original, fora do alcance de crianças e, se aberto, em refrigeração;
  • Caso possua unidades fechadas do produto em seu poder, mantenha-o guardado até novas orientações da vigilância.