Muitas profissionais, desde líderes a liderados, enxergam o treinamento, especificadamente aquele treinamento realizado “em chão de fabrica”, ou como fala os americanos: “on the job”, como uma tarefa onde perdesse muito tempo.
Você certamente já deve ter ouvido na sua empresa as seguintes frases:
- De novo treinamento?
- Pra quê treinamento?
- Eu não tenho tempo de treiná-los?
- Eu não tenho tempo para ser treinado?
Como se vê essas perguntas parte tanto das lideranças quanto dos liderados. Mas muitos líderes pensam que se investir ou disponibilizar recursos para capacitação de seus liderados, poderão no futuro bem próximo perdê-los, seus liderados, para outra empresa, e desta forma pensam erroneamente que o investimento foi em vão!
Eles não podem e nem devem pensar assim, porque se posicionando desta forma, as empresas sempre irão ter no seu quadro de colaboradores, uma equipe com baixíssima competência. O treinamento “em chão de fábrica” é indispensável para quem quer alcançar os objetivos e cumprir sua política. O objetivo deste tipo de treinamento não se restringe somente em conseguir que seus liderados executem suas tarefas com a melhor eficiência e eficácia, mas também para fazer com que eles se sintam importantes, motivados e capacitados, e desta forma irão divulgar sempre a marca da empresa.
Não existem regras para estes tipos de treinamentos, cada empresa faz do seu jeito. A maior dificuldade está nas pequenas e médias empresas, pois a maioria não dispõe de um setor para integração dos funcionários. Diante desta realidade, gostaria então de repassar algumas orientações:
1. Prepare / elabore uma Cartilha de Integração, no qual contenha alguns itens básicos e indispensáveis para quem é “novato”. Estes itens são: resumo sobre a empresa, política, visão, missão, apresentação da sua hierarquia, informações sobre a conduta ética da empresa, remuneração e benefícios, alguns direitos e deveres do colaborador e da empresa, segurança do trabalho e segurança da informação etc.;
2. Desenvolva um Plano de Integração que contenha datas, horários, títulos dos treinamentos, bem como instrutores e participantes. Não podemos esquecer de avaliar a eficácia do treinamento (prática e teórica).
Para auxiliar nestes treinamentos “em chão de fábrica”, o ideal é que a empresa possua uma lista das rotinas documentadas (procedimentos, instruções, folhas de processo, etc), de modo que as tarefas de repasse de informações se torne um padrão, facilitando muito a vida do instrutor e do colaborador que está sendo treinado. Qualquer orientação pode ser considerada um treinamento, desta forma cria-se o hábito. Esses treinamentos “em chão de fábrica” são indispensáveis, pois as pessoas com o passar do tempo se acomodam podendo adquirir vícios (até de empresas anteriores) prejudicando o desenvolvimento das atividades.
Uma vez avaliada a eficácia desses treinamentos, devem ser abertos planos de ação para moldar e melhorar a efetividade. Esses planos devem ser acompanhados pelos líderes responsáveis do setor. Várias ações podem decorrer deste plano tais como: promoção, demissão, substituição de cargos.
O treinamento é uma ótima ferramenta de melhoria da empresa. Ele serve para abrir a mente das pessoas, estimula a criatividade e a eficácia.
Treinar é ter compromisso com a empresa, é ter a consciência que tudo que é bom pode ser “melhorado”!
E na empresa de vocês, como o treinamento “em chão de fábrica” é planejado, realizado e acompanhado? Deixe aqui a sua experiência!
Fico à disposição de vocês!
Cláudia Cruz
Email: claudia@lpriori.com.br
Skype: claudia.cruz1
Parabéns Cláudia pelo seu artigo. É muito importante capacitarmos todos, inclusive o pessoal do operacional. O resultado é muito grande, o que contribui para um melhor desempenho da empresa em todos os aspéctos. Na maioria das vezes, as pessoas não fazem errado por que querem, mas simplesmente por que não sabem como fazer, o existe ainda a componente “medo” de perguntar, sob julgamento dos demais. É importante também, instigar as pessoas a perguntarem, comentarem, discutirem, principalmente aprenderem juntas. Mais uma vez, parabéns, e lhe desejo sucesso!
Obrigada amigo Brian pelo pertinente comentário.
gostei muito de seus comentarios . gostaria de recebe los no mail…obrigado(outros)