A Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, ou seja, 2010, cujo slogan é “Economia e Vida” já esta dando o que falar alguns a consideram uma utopia diante da globalização, mas como um cristão que sou, já tenho a minha opinião sobre “ela”.
No meu ponto de vista o principal objetivo desta campanha é fazer com que as pessoas, principalmente nós empresários que nos consideramos cristãos possamos avaliar as nossas condutas, os nossos valores / princípios. No “frigir dos ovos”, a campanha coloca a Ética Cristã em guerra com a Ética do Capitalismo, dando “um puxão de orelha” aos empresários gananciosos e individualistas!
Na essência visa substituir o atual modelo econômico baseado no lucro por outro, voltado para o bem estar das pessoas, o famoso “bem comum”. Isso me faz lembrar um pouco sobre outro tema emergente, ou seja, da sustentabilidade “versus” lucratividade (clique aqui e veja um artigo que publicamos sobre este tema).
Esta é terceira campanha ecumênica no qual o CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs) esta a frente. O CONIC foi fundado em 1982, sendo uma aliança fraterna das seguintes igrejas cristãs:
- Igreja Católica Apostólica Romana;
- Igreja Episcopal Anglicana no Brasil;
- Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil;
- Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, e;
- Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.
Entre os diversos objetivos propostos por esta campanha, considero a seguir aqueles nos quais eu me identifico e apoio:
- Buscar a superação do consumismo, que faz com que o “ter” seja mais importante do que as pessoas, e;
- Criar laços entre as pessoas de convivência mais próxima, em vista do conhecimento mútuo e da superação tanto do individualismo como das dificuldades pessoais.
O reverendo anglicano Luiz Alberto Barboza, secretário-geral do CONIC e responsável por comandar a campanha deste ano, reconhece seu caráter utópico. O objetivo é substituir o modelo econômico baseado no lucro por outro, voltado para o bem-estar das pessoas. Em lugar dos bancos, da globalização, do agronegócio e da movimentação de capitais, entram em cena cooperativas, redes solidárias, agricultura familiar e iniciativas de microcrédito. Barboza diz que não se trata de uma crítica às políticas do governo:
– A crítica é ao modelo que coloca o lucro acima do ser humano.
Em conjunto com o slogan da campanha (Economia é Vida), o CONIC instiga nós, empresários cristãos, através do versículo 24 do evangelho de Mateus 6:
“Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”
Segue o link da página oficial da campanha:
http://www.cnbb.org.br/site/component/docman/cat_view/241-cf/242-cf-2010
Assim como o link da apresentação, desenvolvido para trabalhos em grupo de estudo e reflexão:
http://www.cnbb.org.br/site/component/docman/doc_download/41-apresentacao-em-power-point
Também, convidamos a ler um artigo que foi veiculado hoje, 17/02/2010, no jornal Zero Hora (clique aqui)
E você, qual é a sua opinião sobre o assunto?
Muito boa a matéria! Sou cristã e concordo com a campanha deste ano!!