Como comentado no último post deste WeBlog, a busca de energias alternativas vem crescendo e o Brasil está evoluindo muito nesta questão. O país é um dos pioneiros na utilização do etanol como combustível, levando esta tecnologia e know-how para outros países que estão apostando nesta alternativa energética.
A cidade de Caxias do Sul/RS também esta atuando neste campo como mostra a reportagem do Jornal Pioneiro de 12 de dezembro de 2009:
Onde cita que a Universidade de Caxias do Sul (UCS) pretende assinar ainda este ano um acordo de colaboração com Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A parceria visa ao desenvolvimento de um processo mais econômico para a obtenção das enzimas responsáveis pela quebra do bagaço e da palha de cana-de-açúcar, liberando açúcares para a produção de etanol por fermentação.
Com estas novas alternativas energéticas poderemos contribuir para uma menor emissão de CO2 e diminuição do aquecimento global, objetivo desejado por todos conforme discutido esta semana na Conferência Sobre Mudanças Climáticas de Copenhague (COP15).