“No mundo temos várias linguagens, porém a linguagem do mundo dos negócios é a contabilidade”.
Receitas – Despesas = Lucro ou Prejuízo
Não existe gestão de uma empresa sem uma boa contabilidade. É ela que permite avaliar o resultado real da empresa. Se houve lucro, ótimo; se houve prejuízo é a contabilidade que poderá responder a algumas questões: Quais são as causas? Quem gastou a mais no mês do planejado? Foram as vendas que não reagiram?
Uma boa contabilidade mostrará a evolução do patrimônio da empresa e se todas as operações realmente estão gerando lucro. Pois sem lucro a empresa perde a capacidade de investimento e pode ter sérios problemas com a Gestão do Capital de Giro (assunto que já foi publicado em outro artigo).
A importância da contabilidade na gestão é tão grande para qualquer empresa, independente do seu tamanho, que Dom João VI, em 1808, ao chegar ao Brasil disse: “Quero que minha real fazenda seja adotado e praticado o método contábil adotado universalmente para registrar e apurar os resultados através das partidas dobradas”.
“A contabilidade nos dias atuais exerce um papel de vital importância na gestão da empresa, desde para cumprir as exigências legais impostas pelo Fisco, até mostrar o retorno do investimento feito pelo acionista. É necessário desvincular a visão que a contabilidade serve somente para pagar impostos. Podemos usá-la na boa gestão da empresa”, afirma o Volnei F. de Castilhos, consultor de empresas e mestre em Finanças pela UFRGS.
Foi-se os dias onde as decisões poderiam ser tomadas somente pela intuição ou avaliando o desempenho do passado. Hoje, uma boa contabilidade é o sustentáculo para o sucesso do negócio, reforça o professor.
A contabilidade se constitui no coração da empresa. É o melhor sistema de informações para o empresário acompanhar suas despesas e receitas, capacidade de investimento, que medidas adotar para recuperar a empresa ou indicar o que pode ser melhorado. As empresas de sucesso no mundo dos negócios não cansam de falar em seus pronunciamentos para o mercado sobre a importância de ter uma boa contabilidade, bons controles e uma visão de futuro do negócio.
Os balanços, a partir da estabilização da moeda, demonstram a real situação das empresas. Portando é imprescindível que o pequeno e médio comerciante tenha como seu grande parceiro um profissional contábil atualizado e ético para lhe mostrar o desempenho do seu negócio. A evolução mensal dos gastos, quanto os custos representam sobre o faturamento da empresa, quanto às despesas financeiras estão representando sobre o faturamento, qual o volume de custos fixos, porque se gastou mais nessa despesa sem ter uma previsão orçamentária, porque nossas receitas vêm caindo mês a mês e que medidas devemos tomar para não aumentarmos nossos custos?
Também o melhor planejamento tributário de uma empresa pode ser feito por uma boa contabilidade, avaliando-se as alternativas legais para reduzir a tributação. São algumas análises básicas e fundamentais para monitorar o comportamento das principais despesas que o empresário precisa acompanhar para não afetar o seu capital de giro. Recomenda-se que o pequeno comerciante que nunca usou os benefícios da contabilidade que não perca mais tempo e comece hoje mesmo olhando seu Balancete Mensal, Balanço e Demonstrativo de Resultado.
A chave do sucesso está na gestão dos números. A contabilidade mostrará se o negócio está sendo rentável, se o mesmo deve ser reavaliado ou até fechado.
Dica de leitura: Introdução à Contabilidade – Alexandre Assaf e Adriana Maria Procópio de Araújo – Editora Atlas.
Fico à disposição de vocês!
Volnei Ferreira de Castilhos
Mestre em Finanças (UFRGS)
Professor da Fundação Getúlio Vargas
Consultor Financeiro
Olá
Estou terminando a edição de um livro sobre contabilidade pública para concursos, e, lendo seu post, gostei muito da figura utilizada. Então, peço sua autorização para utilizá-la com ilustração na capa do livro.
Desde já agradeço e a gentileza de responde em marciomartinho@gmail.com
Márcio