No mundo corporativo, quanto menos se falar em brechas de segurança, melhor. Se temos uma revelação pública sobre dados roubados, saiba que outras dezenas de brechas nunca vêm à tona.
Essa lei do silêncio ajuda a evitar parceiros e consumidores raivosos e evita problemas de relações públicas, mas torna mais difícil para a indústria como um todo aprender com esses erros e melhorar a segurança da informação e as práticas de gerenciamento de risco. É por isso que esse artigo traz observações diretas do mundo real das brechas de segurança nas quais realizamos investigações forenses, para ajudar as empresas a entender como essas brechas acontecem e o que se pode fazer sobre elas.
A Neohapsis, empresa onde trabalhamos, investigou alguns dos maiores roubos de dados confidenciais. Após centenas de casos, podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que os ataques estão mais sofisticados do que nunca. Com agilidade, eles exploram controles de segurança falhos e práticas operacionais negligentes e, munidos com ferramentas comuns para gerenciamento de rede, adaptam malwares. Táticas e tecnologias de segurança da informação também progrediram, mas não no mesmo ritmo.
A boa notícia é que existem métodos razoáveis e bem conhecidos para mitigar muitas das brechas que conhecemos; precisamos, apenas, implementar esses métodos de forma mais ampla.
Começaremos descrevendo três brechas do mundo real.
O Website de uma empresa geralmente serve como porta de entrada para os ataques. Em uma investigação que conduzimos em uma empresa de serviços financeiros, os agressores exploraram uma falha que encontraram em um aplicativo Web em um servidor Web. O servidor não continha nenhum dado crítico e, em si, não era importante para a empresa. O ataque também não foi muito sério; os agressores encontraram uma vulnerabilidade de injeção SQL e usaram uma função “xp_cmdshell” para ativar suas ferramentas e conseguir uma posição segura dentro do servidor. Como a empresa não considerava nem o servidor e nem o aplicativo como críticos, eles não eram monitorados como deveriam e o ataque passou despercebido.
Os agressores usaram o servidor comprometido como base. Eles distribuíram ferramentas e scanners e passaram vários meses mapeando a rede, meticulosamente, sem serem detectados.
Assim que encontraram o sistema que continha os dados que eles procuravam, simplesmente copiaram a informação, “ziparam” os arquivos e removeram do sistema.
A empresa usava tecnologia padrão para antivírus e firewall, mas só soube do ataque ao usar os dados no mundo real; do contrário, talvez a empresa nunca descobrisse tal brecha.
Em uma outra investigação que conduzimos, os agressores usaram a mesma estratégia, comprometendo um servidor e-commerce baseado em Web de uma loja virtual. No entanto, quando os agressores conseguiram chegar ao sistema de banco de dados com os registros de cartões de créditos, descobriram que o banco de dados era criptografado. Ponto para os mocinhos, certo? Infelizmente, as chaves para decodificação foram roubados do mesmo sistema e os agressores tinham em mãos, as chaves do reino, literalmente.
Nós trabalhamos em vários casos em que os agressores ganharam acesso por meio de sistemas de ponto de venda.
A equipe de suporte dos fornecedores de sistemas de ponto de venda usam aplicativos comuns de acesso remoto, como VNC, para ter acesso aos sistemas e resolver os problemas de suporte. Mas o fornecedor usa a mesma senha de acesso remoto com todos os clientes. Os agressores sabiam essa senha e simplesmente executaram um scan de grande volume em outros sistemas que tinham o mesmo perfil. O resto foi fácil.
Tiramos 5 lições essenciais desses e de outros casos de intrusos do mundo real: é hora de levar a sério a segurança de aplicativos Web; adicionar camadas de controles de segurança; entender os limites da tecnologia de segurança; revisar sistemas terceirizados; e saber que uma má resposta a um incidente é pior do que nenhuma resposta.
1 – Leve a segurança a sério
Aplicativos web geralmente são a porta preferida dos invasores. Nós ainda vemos equipes de TI que mantém sistemas remendados e firewalls distribuídos, mas ignoram aplicativos falhos que podem, facilmente, ser explorados.
A melhor defesa de uma empresa é a integração da segurança no ciclo de vida de desenvolvimento de aplicativos. A criação de códigos com poucas falhas de segurança oferece um retorno maior do que se tentar reparar aplicativos em uso.
É essencial usar uma tecnologia de rastreamento de aplicativos Web, como o AppScanner, da IBM, ou o WebInspect, da HP, seja para garantir qualidade ou revisar processos. As empresas que compram os aplicativos Web ao invés de criá-los em casa precisam revisar esses aplicativos ou exigir que os fornecedores executem avaliação de segurança verificada por terceiros.
Firewalls para aplicativos web servem como um controle de segurança secundário. Esses produtos são desenhados para captar ataques já conhecidos e identificar comportamentos suspeitos que podem indicar tentativas de invasão.
Quebramos a lei do silêncio sobre brechas de dados para mostrar como agem os agressores – e como você pode impedí-los
No entanto, eles são apenas uma ajuda, porque não indicam a origem das práticas de desenvolvimento falhas e aplicativos vulneráveis. Um firewall de aplicativo web pode te ajudar a ganhar tempo, mas as empresas são irresponsáveis por não consertarem o que causa riscos.
No próximo post, continuaremos apresentando as outras 4 lições aprendidas.