Às vezes me questionam se as pessoas que estão participando de um treinamento / palestra, estão aproveitando ao máximo aquele momento / evento!
Localizei um artigo / post, de autoria de Carlos Hisdorf (contato@carloshilsdorf.com.br), que poderá nos ajudar em melhor o nosso aproveitamento, segue abaixo na integra o texto:
Em sua carreira, você participa de muitos eventos, seminários e treinamentos. Mas a pergunta é: quando uma palestra vai ser importante em sua vida? Isso depende de dois fatores:
- Da qualidade do palestrante e do conteúdo.
- Da sua técnica em aproveitar palestras.
Quando você participa de um evento desses, não sabe se vai ser bom ou não. Por isso, vá preparado, leve o seu bloco de anotações, palmtop e notebook. Não confie apenas na sua memória, pois ela é capaz de apagar e acrescentar coisas, podendo alterar o conteúdo. Se você anota, onde estão os apontamentos das palestras mais importantes que assistiu? Se você não sabe ou não lembra, e isso é comum, aqui está o problema. Se hoje você quiser rever o assunto, não possui as informações de forma organizada e acessível. Informação inacessível ou não organizada não tem utilidade, é apenas lixo. Portanto, não basta só anotar.
Outro ponto importante é que uma palestra lhe fornece informações, inspirações e sugestões. Mas cabe a você colocá-las em prática. Para que o conteúdo se torne conhecimento, ele precisa ser incorporado e trabalhado por você. É ótimo ter bons professores, mas lembre-se de que um grande aluno aprende até quando o mestre é fraco, pois vai sempre mais fundo no tema, depois que o professor indicou caminhos.
Acompanhe 8 dicas para aumentar o seu aproveitamento em palestras. Busque segui-las e faça com que a próxima seja sempre a melhor da sua vida!
- Antes da palestra, procure saber se o palestrante vai usar projeção. Pergunte como fazer para obter uma cópia dos slides para retomar o assunto depois. Os melhores palestrantes sempre disponibilizam seus slides ou oferecem um arquivo texto com o conteúdo.
- Evite sentar-se próximo de pessoas que conversam demais e fazem você perder o foco.
- Sente-se próximo ao palestrante, assim você poderá observar melhor as expressões faciais que são tão importantes quanto a fala, aumentando suas chances de interação e participação.
- Não tenha medo de participar. Muitas pessoas têm medo do ridículo. Acredite, ninguém pode fazer você passar vergonha sem o seu consentimento. Use a sua dignidade para se fazer respeitar. Somente maus profissionais expõem as pessoas a situações delicadas.
- Não anote em excesso. Ao escrever, você deixa de olhar para o apresentador, perdendo algo do que ele diz. Anote o essencial e utilize palavras-chave. Se o apresentador vai disponibilizar o conteúdo, anote apenas o que ouvir.
- No caso de dúvidas, procure saná-las no momento apropriado. Não vá para casa com dúvidas ou pontos mal esclarecidos.
- Quanto antes você retomar o material da palestra melhor. Quanto mais rápido você retomar o tema e mais se dedicar a ele, maior será retenção do conhecimento.
- Escolha conceitos e atitudes para implantar imediatamente. Se você esquecer tudo o que ouvir em uma palestra, mas colocar em prática uma grande idéia ou conceito que aprendeu, terá valido a pena.