Nos ambientes administrativos, como escritórios, ainda há uma resistência das pessoas em praticar o 5S por desconhecimento da metodologia e dos ganhos promovidos. Contudo, cada vez mais há uma tendência de as pessoas levarem os conceitos para as suas casas, contribuindo para os benefícios semelhantes aos que ocorrem nos ambientes de trabalho.
Em função da origem do 5S ter sido em instalações industriais, atualmente a sua aplicação é universal.
Nos ambientes administrativos, como escritórios, ainda há uma resistência das pessoas em praticar o 5S por desconhecimento da metodologia e dos ganhos promovidos. A postura para o 5S tem sido inadequadamente de que o 5S tem um benefício apenas estético cujo esforço para praticá-lo não compensaria os resultados obtidos. As dicas abaixo apresentam ganhos para empresa e para as pessoas com a prática do 5S em seus escritórios.
O grande ganho para as pessoas dos escritórios com a prática do 5S é a racionalização de tempo e o bem-estar em um ambiente que normalmente é compartilhado por várias pessoas em um pequeno espaço. Ou seja, o 5S no escritório contribui para uma melhor qualidade de vida no trabalho.
No SEIRI, Senso de Utilização, as pessoas fazem uma análise de todos os recursos e documentos mantidos nas mesas, gavetas e armários, descartando tudo que estiver em excesso, sem uso ou que sejam obsoletos.
Para a empresa, esta prática gera uma redução do consumo de itens de escritório (caneta, papel, tinta de impressora, toner de copiadora, energia para iluminação e ar condicionado, copos descartáveis, etc.). Para as pessoas esta atitude individual e coletiva libera espaços para uma melhor organização, gerando uma garantia de que os documentos que ficam estão atualizados e são acessados com mais facilidade.
Nos próximos posts, iremos continuar este assunto, mas aproveitamos para convidá-los a acessar o seguinte post, já publicado (clique no texto): Organizando a sua mesa de trabalho em um dia (Fonte: adaptado de www.organizesuavida.com.br)