É possível trabalhar com e liderar as pessoas de todas as gerações de forma eficaz sem arrancar o seu cabelo?
Absolutamente, mesmo com a tão propagandeada geração Y mais recentemente.
As seguintes dez verdades sobre conflito de gerações podem ajudá-lo a ver o passado de estereótipos e se tornar um líder mais eficaz para as pessoas de todas as idades. Vamos olhar para cada uma com mais profundidade:
Verdade #1 – Todas as gerações têm valores semelhantes.
Muitas pessoas pensam que existem enormes diferenças de valores entre pessoas mais velhas e mais jovens. Entretanto, as diferentes gerações, na verdade têm valores bastante semelhantes. “Família” é o valor escolhido mais freqüentemente por pessoas de todas as gerações. Outros valores incluídos são realização, integridade, amor, competência, alegria, auto-respeito, sabedoria, equilíbrio e responsabilidade.
Verdade #2 – Todo mundo quer respeito.
Muitas vezes ouvimos que as pessoas mais jovens são desrespeitosas com os trabalhadores mais velhos e as pessoas em posição de autoridade. Também ouvimos reclamações de que pessoas mais velhas não mostram respeito pelos mais jovens talentos e suas ideias. A realidade é que todo mundo quer respeito – elas apenas não o definem da mesma maneira.
Verdade #3 – Confiança Importa.
Em geral, pessoas de todas as gerações e em todos os níveis confiam nas pessoas com quem trabalham diretamente, tais como chefes, pares e subordinados diretos, mais do que eles confiam em suas organizações. E as pessoas confiam em sua organização mais do que a confiança da alta gerência.
Verdade #4 – Todo mundo quer líderes de confiança.
O que as diferentes gerações esperam de seus líderes? Pessoas de todas as gerações querem que seus líderes tenham credibilidade, para ser confiável, para ouvir bem, de ser previdente e de ser encorajador.
Verdade #5 – A política do escritório é um problema – não importa sua idade.
Todo mundo está preocupado com os efeitos da política organizacional em suas carreiras. Todos nós queremos ser reconhecidos pelo trabalho que fazemos e ter acesso aos recursos de que precisamos. Funcionários sabem que as habilidades políticas são um componente crítico em ser capaz de mover-se e ser eficaz em níveis mais elevados da administração.
Verdade #6 – Ninguém gosta de mudar.
O estereótipo é que as pessoas mais velhas odeiam a mudança e as gerações mais jovens gostam dela, mas estas são suposições imprecisas. Em geral, pessoas de todas as gerações não se sentem confortáveiscom a mudança. Resistência à mudança não tem nada a ver com a idade, é tudo sobre o quanto se tem que ganhar ou perder com a mudança.
Verdade #7 – A lealdade depende do contexto, e não da geração.
As gerações mais jovens não são mais propensas a pular fora do trabalho mais do que as gerações mais velhas faziam com a mesma idade. A percepção de que pessoas mais velhas são mais leais é, de fato, associada com o contexto e não a idade. Por exemplo, as pessoas que estão mais próximos da aposentadoria são mais propensas a querer ficar com a mesma organização para o resto de sua vida profissional, e as pessoas em cargos mais elevados de uma organização trabalham mais horas do que as pessoas em níveis inferiores da organização.
Verdade #8 – É tão fácil manter uma pessoa jovem como é manter uma mais antiga – se você fizer as coisas certas.
Quase todo mundo se sente sobrecarregado e mal pago. Pessoas de todas as gerações têm as mesmas ideias sobre o que a sua organização pode fazer para retê-los. Os funcionários querem espaço para avançar, o respeito e reconhecimento, melhor qualidade de vida; e compensação justa.
Verdade #9 – Todo mundo quer aprender – mais do que qualquer outra coisa.
Aprendizagem e desenvolvimento estão entre os problemas mais freqüentemente mencionados. Todo mundo quer ter certeza de que têm a formação necessária para fazer o seu trabalho atual também. Eles também estão interessados no que eles precisam estar aprendendo para chegar ao próximo nível em sua organização.
Verdade e, finalmente, #10 – Quase todo mundo quer um Coach.
Ouvimos dizer que os mais jovens estão constantemente a pedir feedback e não podem obter o suficiente dele. Nós também ouvimos que os mais experientes não querem qualquer feedback. No entanto todo mundo quer saber como ele ou ela está fazendo e quer aprender a fazer melhor. Feedback pode vir de várias formas, e as pessoas de todas as gerações parecem gostar de recebê-la.
Use estes dez princípios para ajudá-lo a trabalhar e liderar as pessoas de todas as idades.